12 novembro 2009

AULA 11

Produção de texto – artigo de opinião

Redija um texto de acordo com a proposta abaixo, do Vestibular PUC Minas (1º/2010 – Interior):

PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO

Ai, palavras, ai, palavras,

que estranha potência, a vossa!

Ai, palavras, ai, palavras,

sois de vento, ides no vento,

no vento que não retorna,

e, em tão rápida existência,

tudo se forma e transforma!
(Cecília Meirelles. Romanceiro da Inconfidência)

Tomado o trecho acima como mote, você, assumindo a posição de um jornalista, deverá produzir um artigo de opinião em que refletirá sobre o poder das palavras nas interações sociais. O seu texto será publicado em uma revista de grande circulação. Para isso, recorra a exemplos que possam ilustrar seus argumentos.

2 comentários:

  1. A FORÇA DA PALAVRA

    A palavra tem um grande poder e essa ferramenta é usada para todos os recursos. Ela circula todos os dias, em todas as áreas. O professor ganha seu salário a partir da palavra. O vendedor necessita da fala para "prender" o cliente no seu estabelecimento. O padre, ao usar a palavra, fala em nome de dois poderes, o temporal e o espiritual, pois está representando a instituição religiosa que tem toda uma força tradicional.
    Ao comunicar transmito um discurso, este vindo de onde estou e também minha posição na sociedade. Não há palavra neutra, sem tomar partido; é impossível ficar indiferente.
    Um exemplo de nossos dias: a universitária da UNIBAM, Geisy Arruda, foi à universidade com o vestido curto. Não falou nada, mas essa ação lotou jornais, mídia, enfim, com o passar do tempo, até tese serão feitas em relação à atitude da moça.
    Nesse exemplo, vejo duas forças da palavra: a instituição com o poder de argumentar e que este seja como forma de colocar todos numa fôrma, na qual todos serão iguais. Por outro lado, um dos membros "foge" à regra e quebra normas de tal instituição. São dois poderes atuando em um mesmo espaço e numa mesma ação dois pesos são colocados.
    Somos palavras e, quando usarmos essa ferramenta, tenhamos o cuidado de numa simples colocação não destruirmos o sonho de uma pessoa, de um grupo. Sejamos palavras de motivação e otimismo e, a exemplo das aves, elas sairão de nós e voltarão para nós.

    Francisco de Assis Cipriano

    ResponderExcluir
  2. O mundo necessita de palavras

    Sabemos que a palavra é um tipo de linguagem, e esta linguagem é muito usado cotidianamente. A palavra pode nos dar ânimo no dia a dia ou também nos desmotivar e até mesmo abandonar os nossos projetos, sonhos e nossas realizações pessoais.
    Pela palavra nós podemos perceber que tipos de pessoas são ou até mesmo a que classe social pertencemos. Uma decisão tomada geralmente muda a opinião dos leitores ou muda-se a trajetória de nossas vidas.
    Porque o mundo necessita de Palavras? Porque alguém merece ouvir palavras de compaixão e esperança! Porque cada vez mais estamos falando menos pessoalmente e ao contrário estamos virtualmente “teclando” mais! Porque os países dos 3 mundo querem nos ouvir e querem palavras de esperança!
    Na realidade as palavras nos ajudam, impressionam, esclarecem, glorificam. Ao mesmo, destroem, intimidam, nos adoecem e repreendem.
    Na real, devemos olhar ao nosso arredor que temos pessoas que deixaram e deixam um legado surpreendente para a humanidade, como: João Paulo II, com seu carisma, amor em suas palavras sábias e sem contar com sua ação renovadora que mudou o mundo. Ele fez a diferença em tudo. Quem não tinha um ombro amigo, ele doou seu ombro para esta amizade, quando uma nação estava triste ele deu esperança, quem estava doente ele de coração aberto e com suas palavras reconciliadoras pode-se ver que ouve um processo de cura. O mais lindo que ele nos deixou foi com toda a profundidade nas lituras da Sagrada Escritura onde nos deu esperança, paz, fortaleza por onde ele passou. Isto é um pequeno relato e há muitas pessoas espalhadas no mundo que façam isto para a humanidade.
    Queremos um mundo mais justo com palavras solidárias, e estas palavras que ajudam o próximo e levante-os. A palavra é dom muito gracioso, e as palavras que devemos usualmente praticar são as palavras de amor, paz e caridade.
    Ainda há esperança e prosperidade, só basta termos palavras concretas que possamos ajudar, e sim, salvar nossos entes amigos que necessitam além de palavras de consolo, e acredito numa ação solidária uns com outros.
    Neste verso de palavras podemos mover o mundo:
    “As palavras devem ser palavras
    É a força que não pode faltar.
    Elas vêem e voltam, mas não podem falhar.
    Todos clamam palavras de paz e cuidado,
    O que eu vejo, é egoísmo e luxúria e palavras involuntárias.
    Mas ainda creio eu, há palavras de solução.
    Só basta um pouco de amor e afeto que vem do nosso coração.
    Uma palavra bem dita pode salvar uma nação em desunião
    “As nações querem palavras eruditas, onde todos um dia se unirão”.

    Tiago Alberione – II Filosofia – N.S.Salete

    ResponderExcluir