23 junho 2010

AULA 11 - Leitura de Texto Literário

Patrícia Melo

Clarice Lispector
Alguns autores consideram os anos 40 do século passado como a passagem do que se convencionou chamar Modernismo para a literatura contemporânea. Dessa forma, essa nomenclatura inclui nomes de romancistas como Clarice Lispector e Guimarães Rosa, poetas como João Cabral de Melo Neto e Ferreira Gullar, além de contistas como Dalton Trevisan ou Moacyr Scliar. Outros autores incluem no período chamado Pós-Modernismo alguns dos nomes citados, reservando o termo contemporâneo à produção literária a partir da década de 50, com o movimento da poesia concreta.


Estudo comparativo
Este estudo quer comparar as personagens centrais de A hora da estrela, de Clarice, e O matador, de Patrícia.
 
Macabéa - A hora da estrela - é uma mulher forjada pelo esmagador processo de urbanização pelo qual passa o homem moderno. A personagem, ao mesmo tempo em que reflete a sociedade em que está inserida, é antítese dela, pois não a compreende e é marginalizada pelo sistema.


 
 
 
 
 
 
 
 
Máiquel - O matador - é um homem que ganha a vida matando por dinheiro, excluído, sem moral. É normal, comum, apagado. Um exemplar da massa, que não se destaca.


 
 
 
 
Leia os trechos abaixo:
“Eu não podia ficar ali nem mais um segundo, onde é o banheiro, doutor Carvalho? Mal fechei a porta e já comecei a vomitar. Vomitei todo o frango com creme de leite, as batatas, todo o vinho, o abacaxi tropical, tudo. Vomitei tudo. Vomitei pensando no dinheiro que eu ia ganhar se matasse o negro. Eu estava desempregado. Pragas. Eu estava sem dinheiro nenhum, eu precisava daquele dinheiro. Negros. Vomitei pensando no que eu poderia comprar com aquele dinheiro. Sapatos. Vomitei tudo. Carne. Lavei o rosto, eles estavam na sala, esperando a minha resposta. Sim ou não. Comida. Automóvel. Relógio. Cobertor. Sentei no vaso e fiquei pensando. Lembrei do pai do Robinson dando uma bronca na minha tia por causa do almoço, eu não nasci pra cozinhar, ela respondeu. Eu também não nasci pra vender pipoca, ele disse. Nasci pra ser presidente do Brasil. Mas enquanto isso não acontece, eu trato de vender pipoca direitinho. Vender pipoca direitinho, pensei. Ou vender ração para animais. Ou vender carros usados. Ou cuidar da portaria de um prédio. Ou levantar paredes. Os trabalhos seriam estes, eu teria que fazer algum. Sim ou não.” (O matador, p. 64)
 

“Macabéa gostava de filme de terror ou de musicais. Tinha predileção por mulher enforcada ou que levava um tiro no coração. Não sabia que ela própria era uma suicida embora nunca lhe tivesse ocorrido se matar. É que a vida lhe era tão insossa que nem pão velho sem manteiga. [...] E como já foi dito ou não foi dito Macabéa tinha ovários murchos como um cogumelo cozido. Ah pudesse eu pegar Macabéa, dar-lhe um bom banho, um prato de sopa quente, um beijo na testa enquanto a cobria com um cobertor. E fazer que quando ela acordasse encontrasse simplesmente o grande luxo de viver.” (A hora da estrela, p.58-59)


Estabeleça as diferenças de linguagem entre os dois trechos e as características que compõem cada personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário