Concepção de leitura
O que é ler?
Para que ler?
Como ler?
Foco no autor
Língua = representação do pensamento
Sujeito = individual, dono de suas ações
Texto = produto do pensamento do autor - > Leitura = atividade de captação de ideias do autor
Foco no texto
Língua = estrutura, ferramenta, código
Sujeito = determinado, “assujeitado”
Texto = produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte (que conhece o código) - > Leitura = atividade de decodificar o texto
Foco na interação autor-texto-leitor
Língua = lugar de interação
Sujeito = ator/construtor social (se constrói e é construído no texto)
Texto = lugar aberto, onde há implícitos detectáveis pelo contexto -> Leitura = atividade interativa complexa de produção de sentidos
Fonte: KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
Olá, estou no primeiro semestre de pedagogia, e preciso entender um pouco mais sobre concepção de leitura e estratégias de leitura, será que pode ajudar??!
ResponderExcluir