
São elas:
1. O texto é uma placa? Um cartaz? Um aviso? A primeira atitude é identificar o GÊNERO TEXTUAL,
2. Esse texto foi retirado de um blog chamado ‘Placas Ridículas’. Você o considera apropriado para esse tipo de leitura? O texto é realmente ‘ridículo’? Por quê?
3. A seu ver, qual o principal problema do texto (linguagem, ortografia, adequação vocabular...)?
4. Como você, leitor, desenha o emissor/autor desse texto? Procure descrever suas características a partir do enunciado e de seu propósito.
5. Qual a intenção desse emissor? Você acredita no seu sucesso, com base no texto em análise?
6. Dialogue com o texto. Escreva uma frase em ‘resposta’ ao que foi dito. Depois (por curiosidade! Não há certo nem errado!), compare seu comentário com o que foi escrito pelo autor do blog. Esse exercício permite visualizar níveis diferentes de leitura!
Ao inserir seu comentário, indique a placa a que você se refere. Caso ela não esteja aqui, providenciarei a inclusão. Bom trabalho!
As perguntas podem ser respondidas emm forma de um texto único.
A placa que mais me chamou a atenção: foi a do Sr. Cachorro. Pois, a pessoa que mandou instalar a placa, quis em poucas e belas palavras destacar a importância dos Donos de cachorro levarem sempre um saco plastico para recolher as fezes. A frase de efeito bombastico foi a "Se não for em obediênicia a lei, QUE seja por EDUCAÇÃO, HIGIENE e por RESPEITO aos pedestres e moradores vizinhos", que deixou bem claro o que era pedido.
ResponderExcluirA placa: Proibido Estacionar, deixa claro que o dono está em um grau de stress altíssimo. Além de ser universal essa placa, não havia necessidade de várias outras informações com o mesmo sentido e além do mais já colocando no futuro, o sujeito que parar ali é chamado de burro. Informação é o que não falta.
ResponderExcluir