07 outubro 2010

Aula 6 - Descrição de tipo de pessoa

Nesta sexta aula, o tema a ser trabalhado é a descrição de tipo de pessoa. Em vez de se concentrar nas características de uma pessoa apenas, ou de um objeto, mas de um grupo. O que esse grupo possui que marca sua especificidade, o que é próprio dele e não de outro?
Abaixo, algumas orientações que devem ser relembradas:


a)    Questionamento: determine o seu ponto de vista, oriente o seu leitor. Apresente um problema a ser equacionado no grupo de pessoas descrito.
b)   Objetividade: o leitor deve ser orientado pela voz do narrador. Apresente a descrição, o valor dado a ela e o motivo que o leva a selecionar tal dado e atribuir tal valor.
c)    Unidade temática: o tema dever ser contundente. Deve-se eliminar tudo o que não for contribuir para o efeito de sentido pretendido sobre o leitor.
d)   Concretude: apresente os fatos ao leitor. Encaminhe a leitura do abstrato ao concreto, do geral ao particular. O leitor não quer a descrição de todos os componentes do cenário, mas só daqueles indispensáveis para que entenda o que aconteceu ou vai acontecer ali.


GUEDES, Paulo Coimbra. Da redação escolar ao texto: um manual de redação. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002. (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário