18 outubro 2010

Aula 7 - Dissertando

Começamos agora uma parte especial da caminhada: vamos dissertar. É hora de, nessa mescla de gêneros (contos, crônicas, desabafos...), colocar de forma mais explícita o nosso ponto de vista. Vamos comparar, analisar, classificar, enumerar... enfim, estabelecer relações, argumentar!

O primeiro texto dissertativo é baseado em uma comparação, à sua escolha:


Faça uma comparação entre duas experiências semelhantes como, por exemplo, duas experiências escolares – colégio e cursinho, colégio e faculdade – duas relações afetivas – mãe e pai, irmão e pai – duas relações de amizade, duas turmas, dois locais significativos, duas pessoas importantes para sua significação pessoal – pais, parentes, professores, amigos etc. – ou, ainda, retomando os temas já trabalhados, duas experiências de diferentes cotidianos, ou emoções fortes, situações de aprendizado e assim por diante. De preferência, procure diferenças onde parece que todos estão só enxergando semelhanças ou procure semelhanças onde parece que todos estão só enxergando diferenças.
 GUEDES, Paulo Coimbra. Da redação escolar ao texto: um manual de redação. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002. p. 239.

Nenhum comentário:

Postar um comentário