17 fevereiro 2011

Aula 1: O GÊNERO RESUMO ESCOLAR/ACADÊMICO E O OFÍCIO DA ESCRITA

ATIVIDADE 1
Veja os exemplos abaixo, escritos com base no texto Cultura da paz, de Leonardo Boff[1].
Exemplo 1:
Ele diz que a cultura dominante se caracteriza pela vontade de dominação da natureza e do outro. É posível superar a violência? Freud diz que é impossível controlar o instinto de morte. Boff diz que a evolução humana sempre esteve regida pela violência. Em segundo lugar, a cultura patriarcal instalou a dominação da mulher pelo homem e que a lógica de nossa cultura é a competição. Veja-se, por exemplo, o número de atos de violência contra a mulher em São Paulo. Precisamos opor a cultura da paz à cultura da violência. Onde buscar as inspirações para a cultura da paz? Somos seres sociais e cooperativos, temos capacidades de afetividade. O homem pode intervir no processo de evolução. Desde os tempos de César Augusto, os filósofos acham que o cuidado é a essência do ser humano. Gandhi, Dom Hélder Câmara e Luther King são figuras qque deram exemplo de comportamento humano. Eu acho que todos nós devemos lutar pela paz.

Exemplo 2:
Leonardo Boff inicia o artigo “Cultura da paz” apontando o fato de que vivemos em uma cultura que se caracteriza fundamentalmente pela violência. Diante disso, o autor levanta a questão da possibilidade de essa violência poder ser superada ou não. Inicialmente, ele apresenta argumentos que sustentam a tese de que seria impossível, pois as próprias características psicológicas humanas e um conjunto de forças naturais e sociais reforçariam essa cultura da violência, tornando difícil sua superação. Mas, mesmo reconhecendo o poder dessas forças, Boff considera que, nesse momento, é indispensável estabelecermos uma cultura da paz contra a da violência, pois esta estaria nos levando à extinção da vida humana no planeta. Segundo o autor, seria possível construir essa cultura, pelo fato de que nos permitem sermos sociais, cooperativos, criadores e dotados de recursos para limitar a violência e de que a essência do ser humano seria o cuidado, definido pelo autor como sendo uma relação amorosa com a realidade, que poderia levar à superação da violência. A partir dessas constatações, o teólogo conclui, incitando-nos a despertar as potencialidades humanas para a paz, construindo a cultura da paz a partir de nós mesmos, tomando a paz como projeto pessoal e coletivo.

Exemplo 3:
No artigo “Cultura da paz”, Lonardo Boff defende a necessidade de construirmos a cultura da paz a partir de nós mesmos. O autor considera que isso é possível, uma vez que o homem é dotado de características genéticas especiais que lhe permitiriam vencer a violência.


Qual, a seu ver, seria considerado pelo professor o melhor resumo? 1, 2 ou 3?
Por quê?
(  ) correção gramatical e léxico adequado à situação escolar acadêmica;
(  ) seleção das informações consideradas importantes pelo leitor e autor do resumo;
(  ) seleção das informações colocadas como as mais importantes no texto original;
(  ) indicação de dados sobre o texto resumido, no mínimo autor e título;
(  ) o resumo permite que o professor avalie a compreensão do texto lido, incluindo a compreensão global, o desenvolvimento das ideias do texto e a articulação entre elas;
(  ) comentários pessoais misturados às ideias do texto;
(  ) menção ao autor do texto original em diferentes partes do resumo e de formas diferentes;
(  ) menção de diferentes ações do autor do texto original (o autor questiona, debate, explica...);
(  ) texto compreensível por si mesmo;
(  ) cópia de trechos do texto original sem guardar as relações estabelecidas pelo autor.

MACHADO, Anna Rachel (coord.); LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. (Leitura e produção de textos técnicos e acadêmicos, 1). (Adaptado).



ATIVIDADE 2
O QUE É ESCREVER?

Escreva um pequeno texto contando como é a sua relação com a escrita. Procure dar respostas para as seguintes perguntas:

1.    Você gosta de escrever? Por quê?
2.    Quais são os seus problemas ou dificuldades com a escrita? Eles ocorrem na escrita de algum tipo de texto específico?
3.    Como você resolve esses problemas ou essas dificuldades?
4.    Qual é a parte mais fácil da escrita?
5.    O que você espera aprender em um curso de produção de textos acadêmicos?

Atenção: Não precisa medir palavras nem escrever bonito, faça um texto sincero sobre sua relação com a escrita.

Lembre-se de que nenhum texto fica pronto assim que acabamos de escrever a última palavra, por isso, releia o seu texto conferindo a digitação e a ortografia, confira a pontuação, dê uma olhada na concordância, na regência, no vocabulário, nas estruturas das frases, na paragrafação e no que mais você se lembrar. Observe se você está sendo claro, se o texto está adequado ao leitor (seus colegas), se não há mistura de registros (formal e informal) e se está adequado aos seus objetivos.

Esta atividade pretende mostrar a você que vários passos estão envolvidos na escrita. Entre eles podemos citar:
1º passo: selecionar as ideias;
2º passo: organizá-las;
3º passo: transformá-las em textos;
4º passo: fazer revisão e reescrita do texto.
Esses passos devem ser seguidos, levando-se em consideração as condições de produção que são estabelecidas por três perguntas:

O QUE VOU FALAR?         (assunto)
PARA QUEM?                   (leitor)
PARA QUÊ?            (objetivo, propósito)

Através dessas perguntas você identificará o assunto principal do seu texto, o seu interlocutor e o seu objetivo. Com isso em mente, será mais fácil para você decidir qual gênero de texto será escrito e que registro (grau de formalidade) será usado. Essas perguntas também podem ser de grande ajuda no momento da revisão. Com elas você pode avaliar se o texto está adequado à proposta.

Para finalizar essa seção, gostaríamos de apresentar algumas observações importantes:
- Para escrever bem é preciso praticar bastante, portanto, escreva sempre que puder.
- O planejamento, bem como a revisão e a reescrita, são partes muito importantes do processo de escrita. Lembre-se deles.
- O dicionário e a gramática devem ser consultados sempre que houver alguma dúvida, por isso você não precisa se preocupar em decorar nenhum dos dois.
(Acrescente à sua lista outras observações que você julgar importantes para a tarefa de produzir um texto).

COSCARELLI, Carla; MITRE, Daniela. Oficina de leitura e produção de textos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p.12-14. (Adaptado).













[1] Disponível em: . Acesso em: 08 fev. 2010. 

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