30 setembro 2009

AULA 2 Corrupção e cidadania - tomada de posição

Palavras iniciais


Vamos fazer um exercício de leitura e produção de texto a partir de um texto publicitário bem diferente...

Texto publicitário
Você vai assistir, agora, a uma peça publicitária, veiculada pela ABAP (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) nas emissoras de TV do país. O vídeo é uma das manifestações da Campanha do Pacto Empresarial contra a Corrupção e conta com o apoio do Instituto Ethos de Responsabilidade Social.
Pensando no uso que é feito da linguagem neste comercial, bem como nas ações e representações ali mostradas/contidas, gostaria que você trabalhasse um pouco nessa análise. Devemos pensar também que os discursos são muitos, envolvendo atividades verbais e não-verbais. E, ainda, cada discurso está relacionado às posições identitárias, ou seja, às posições que o sujeito que enuncia assume quando enuncia e por meio de sua própria enunciação, não é isso mesmo?
No anúncio, é possível ler o seguinte dito ao final do filme:
“Ou o Brasil acaba com a corrupção ou a corrupção acaba com o Brasil”
Procure identificar as vozes aí presentes e suas intenções ao enunciar esse dito. Pense, ainda, em uma possível intertextualidade com a frase atribuída a Getúlio Vargas, referindo-se aos usurpadores do dinheiro público: “Ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil”.

Um pouquinho de escrita
Registre (por escrito) sua análise até este momento em uma folha à parte, para ser entregue ao final da aula à professora.

Lendo as imagens
Vamos nos ater, agora, um pouquinho à linguagem não-verbal: vamos assistir novamente ao vídeo, com o som desligado, e você irá descrever o que viu no anúncio – o que o personagem veste, onde ele se encontra, a proporção entre a sua figura e o ambiente, o posicionamento da câmera, as cores, enfim, tudo o que puder ser observado.
Em um tipo de mensagem tão rápido (o filme dura só 30 segundos!), a informação tem que ser passada com o auxílio pesado de outros recursos não-verbais, isto é, a linguagem não-verbal tem aí uma importância muito grande, maior do que em outros gêneros, como a conversação informal, por exemplo. O que, então, querem significar os elementos que você descreveu? Como eles dialogam com a informação verbal?
Mais um pouquinho de escrita
Faça mais anotações sobre a análise dos elementos não-verbais.

A voz que enuncia
E, falando em informação verbal, gostaria agora que você ouvisse a voz do personagem, tentando identificar posições e posturas ali presentes. Quem é esse sujeito que se institui como “eu”, que fala em nome de um “nós”? Que grupo ele representa? Quais são as palavras e expressões que se relacionam diretamente ao discurso empresarial? Registre na folha!

A sua voz – escrita final
O que é efetivamente dito pelo personagem não é necessariamente o que é pretendido pelo autor do texto, não é verdade? Há uma série de pressupostos que nos indicam que há “vozes” outras no texto, “vozes” que nos remetem a pré-construídos, por exemplo: “O Brasil é o país da corrupção”, “Jeitinho brasileiro”, “Brasileiro gosta de levar vantagem em tudo”. Você concorda, ou seja, você, na posição que assume, entre outras, de estudante de Filosofia, seminarista, é um(a) do(a)s brasileiro(a)s que ajuda a ressoar e, assim, a ecoar vozes como essas? Agora quero ouvir a sua voz.

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