30 setembro 2009

AULAS 4 e 5 Memorial

Produção de memorial

1. O que é um memorial?
Existem vários tipos de textos que evocam “memória“, com os mais diferentes objetivos e formatos. O memorial que você irá redigir é um texto que trata da sua história de vida: narra o seu passado e, com os olhos do presente, projeta o futuro.

2. Tema central
O que une esse grupo? Que características os integrantes do CALP têm em comum (além do desejo de estudar um pouco mais a língua portuguesa?)? São todos religiosos? Estudantes de Filosofia/Teologia? Pertencentes a uma congregação religiosa? Ainda assim, as histórias são todas iguais? Claro que não!!
Cada um irá contar sua história, sua chegada até esse ponto da formação religiosa e acadêmica.

3. Formato/roteiro
a. Em um primeiro momento, você pode se pautar pelas seguintes questões para redigir um roteiro bem objetivo:
- Nascimento, composição familiar, local de origem, características socioculturais;
- Entrada na vida escolar, desempenho, apoio familiar;
- Entrada na vida religiosa, apoio familiar;
b. Em seguida, acrescente fatos, exemplos que ilustrem uma época, uma passagem significativa ou decisiva dessa trajetória. É importante que o texto seja leve, mesmo que o conteúdo seja pesado!
c. É hora de inserir as suas impressões sobre o que já foi narrado: como você percebeu o fato, que importância ele teve na sua vida, e como, do seu presente, você avalia essa trajetória.
d. Para finalizar, o momento pede que se vislumbre o futuro (próximo ou distante), que se mostrem expectativas coerentes com o que já foi dito.

4. Versão final
O texto final poderá ter até 3 laudas (por isso é importante selecionar bem o que vai dizer!). É hora de “aparar“ o seu roteiro, tirando os excessos ou acrescentando informações que julgar necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário