30 setembro 2009

AULA 3 O que é escrever?

O QUE É ESCREVER?

Parte I

Escreva um texto contando aos seus colegas como é a sua relação com a escrita. Procure dar a eles respostas para as seguintes perguntas:

1. Você gosta de escrever? Por quê?
2. Quais são os seus problemas ou dificuldades com a escrita?
3. Como você resolve essas dificuldades?
4. Qual é a parte mais fácil da escrita?
5. O que você espera aprender em uma oficina de produção de textos (CALP)?
Atenção: Não precisa medir palavras nem escrever bonito, faça um texto sincero sobre sua relação com a escrita (lembre-se do que discutimos na aula 1).

Lembre-se de que nenhum texto fica pronto assim que acabamos de escrever a última palavra, por isso, releia o seu texto conferindo a digitação e a ortografia, confira a pontuação, dê uma olhada na concordância, na regência, no vocabulário, nas estruturas das frases, na paragrafação e no que mais você se lembrar. Observe se você sesta sendo claro, se o texto está adequado ao leitor (seus colegas), se não há mistura de registros (formal e informal) e se está adequado aos seus objetivos.
Tudo pronto? Então agora vamos ver o que os seus colegas têm a lhe dizer e o que você tem a dizer a eles.

Parte II

Esta atividade pretende mostrar a você que vários passos estão envolvidos na escrita. Entre eles podemos citar:
1º passo: selecionar as ideias;
2º passo: organizá-las;
3º passo: transformá-las em textos;
4º passo: fazer revisão e reescrita do texto.
Esses passos devem ser seguidos, levando-se em consideração as condições de produção que são estabelecidas por três perguntas:

O QUE VOU FALAR? (assunto)

PARA QUEM? (leitor)

PARA QUÊ? (objetivo, propósito)

Através dessas perguntas você identificará o assunto principal do seu texto, o seu interlocutor e o seu objetivo. Com isso em mente, será mais fácil para você decidir qual gênero de texto será escrito e que registro (grau de formalidade) será usado. Essas perguntas também podem ser de grande ajuda no momento da revisão. Com elas você pode avaliar se o texto está adequado à proposta.
Para finalizar essa seção, gostaríamos de apresentar algumas observações importantes:
- Para escrever bem é preciso praticar bastante, portanto, escreva sempre que puder.
- O planejamento, bem como a revisão e a reescrita, são partes muito importantes do processo de escrita. Lembre-se deles.
- O dicionário e a gramática devem ser consultados sempre que houver alguma dúvida, por isso você não precisa se preocupar em decorar nenhum dos dois.
(Acrescente à sua lista outras observações que você julgar importantes para a tarefa de produzir um texto).

COSCARELLI, Carla; MITRE, Daniela. Oficina de leitura e produção de textos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p.12-14. (Adaptado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário